sexta-feira, 9 de março de 2012


                 Congo Penacho de Abaéte completa seus 33 anos


SALVE MARIA!CONGO PENACHO:CAPITAÕ GERALDO JULIÃO.
Esta guarda completa no mês de Julho de2012(33)anos de tradição.Ela foi fundada em Julho de1979,pelo Geraldo Vital de Sousa e seus familiares.É guarda composta de irmãos,sobrinhos,primos,e aqueles que não é da família entra na família.Começou de Catupé do Reco-Reco e com muita dificuldade passou para CONGO PENACHO,contamos a ajuda do ex e falecido presidente Manoel Carvalho e uma super ajuda do capitão de CONGO PENACHO de Dores do Indaia OLICIO.Hoje graças a Deus,estamos ai para abrilhantar as festas de Nossa Senhora do Rosárioe demais festas religiosas.É uma guarda de tradição,principios e religiosos.Guarda masculina e feminina,o Congo Penacho é uma guarda esperta,dançamos muito.Não para aparecer mas sim porque gostamos.Viajamos,para varias cidades do Estado de Minas Gerais.Fizemos muitos amigos(as),por exmplo nossos amigos(as) Dorense como:Caixinho de Bombaixo,Perolas do Rosario,Congo Penacho,Rosas de Ouro e Contra dança e demais guardas.Temos bateria composta de sanfona,caixa de couro,pandeiro e banjo.Quem é responsavel pela bateria é o Sr.Adelino Vital de Sousa(irmão de Geraldo Julião).A festa do Rosario no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada,Congado ou Congos.Por essa vinculação aos negros,o Congado se tornou também uma festa de Santos de cor,como São Benedito e Santa Efigênia.As guardas de Congo e Moçambique.A caracterização das guardas pode ser feita através dos seguintes elementos:fundamentação mítica,função,vestuario,símbolos condutores,instrumentos distintos de movimento e de dança,linguagem dos cantos.A função das guardas se define atraves da narrativa mítica:o Congo puxa todos os dançantes,em movimento rápido,abrindocaminho;o Moçambique é o responsavel pela Senhora,representa pelos reis cujas coroas a guarda conduz.O proprio vestuario se prende á estrutura do mito.Quando os moçambiqueiros usam as cores de Nossa Senhora-o azul e o branco-e os congos se vestem de rosa e verde,significando o caminho,com galhos eflores,para a Senhora passar.Indo á frente,o congo anuncia a chegada dos filhos do Rosario,preparando a pasagem.Assim,o bastão é o símbolo de comando do Moçambique,enquanto a espada e o tamboril conduzem o Congo.A interpretação da origem dos fetiches esta ainda ligada á fundamentação mítica,onde o Congo,abridor de caminhos,se arma pela espada,enquanto conduz o tamboril,símbolo dos instrumentos que moveram a imagem santa;o Moçambique carrega o bastão,índice de poder,por ter conseguido o resgate da estátua.








Ainda no movimento da dança se replica a força do mito:o Congo se desloca rapidamente, enquanto é mais lento o movimento dos "donos-de-coroa". A dança dos congos é saltitante,marcada pela ginga e pelo cruzamento de pernas e pés;a direçaõ assumida é da horizontalidade,com deslocamentos laterais(movimento pendular).o movimento do Moçambique assume uma profundidade que se caracteriza pela tendencia á penetração :é como se o corpo do dançante quisesse varar a terra,batendo e voltando.Um dos elementos mais importantes para a distinção do Congo e do Moçambique é a linguagem dos cantos.Como guarda mais antiga,os moçambiqueiros saõ os senhores da música secreta e ma´gica,cantando a memoria de África e dos antepassados . Com a mesma força criativa com que fez seus tambores de inhame para tirar a Senhora das águas,o Moçambique recria o canto,com improvisações que podem durar longo tempo:abre-se a caixinha magica do inconsciente coletivoe a memoria mítica aflora.

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